sexta-feira, 20 de junho de 2014

Conceito e Partido Arquitetônicos

O conceito e o partido na arquitetura fazem parte do processo de criação.
Como com qualquer ideia que temos e queremos colocar em prática, a construção de um edifício também atravessa por 3 fases:

1º PENSA (tem a ideia)
2º CRIA E PLANEJA (desenha, coloca a ideia no papel)
3º REALIZA (constrói)


CONCEITO
(IDEIA)

Situa-se num plano abstrato. É o momento em que o arquiteto interpreta todos os dados colhidos e toma decisões coerentes com esses dados. Pode admitir várias soluções espaciais e formais viáveis que devem ser testadas quanto ao padrão construtivo ou funcional para melhor definição do partido. Deve atender as condicionantes características locais geradoras da síntese. 

São 5 princípios:

LUGAR (sítio) e CLIMA
Geografia;
Topografia;
Geometria do terreno;
Paisagem física e cultural;
Estrutura urbana;
Legislação de uso e ocupação do solo;
Sol;
Ventos e
Chuvas.

O conhecimento do lugar e do clima, levam em conta a viabilidade do projeto. Evitam comprometer a habilidade dos espaços e que seja necessário remendos posteriores por conta da incompatibilidade ao clima. Interferem nas soluções formais e construtivas - num terreno acidentado, a forma e soluções serão diferentes de um terreno plano -, nas relações de usos e nas compatibilidades técnicas na relação entre construção e sítio. Contribuem para gerar qualidade no espaço arquitetônico, induzir modos diferenciados de ordenação da construção e de uso do espaço, na identificação de diretrizes latentes de ordenação do espaço e forma.

CULTURA
Investiga os diversos modos de vida dos usuários (seja para um edifício residencial ou não);
Busca especificidades que sugiram o espaço mais apropriável e mais adequado para que estes hábitos tomem lugar e
Ultrapassa o atendimento imediato às questões utilitárias.

RECURSOS MATERIAIS E ORÇAMENTÁRIO
Deve-se ter cuidado quanto ao consumismo e desperdício, levando em conta a sustentabilidade.

PROGRAMA DE ATIVIDADES (e necessidades também)
Como o nome diz, abriga atividades (funções básicas, divisões e dimensões dos espaços), é necessário interpretar essas atividades. Junto com um programa de necessidades, que esclarece os dados do cliente e de todos os usuários, suas necessidades e expectativas a interpretação dessas atividades se torna bem mais fácil de ser interpretada.

Quanto a dimensão dos espaços: o espaço é o prolongamento do ser humano, é seu continente no mundo. A escala do ser humano é sempre o parâmetro (modulor).

PARTIDO 
(FORMA)

É basicamente a interpretação das condicionantes (processo realizado no conceito) + intenção plástica. É o momento em que o projeto ganha forma. Essa forma é o visual, o desenho da construção, a criatividade posta em prática.
É no partido que vemos as perspectivas, as plantas, os cortes, os croquis...

Quando questionam qual é o partido de um projeto, querem saber quais são as ideias predominantes; qual foi a inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário