quinta-feira, 22 de agosto de 2013

As Estações Femininas



O texto abaixo faz analogia com as estações do ano, porém, todas em um só mês (rsrsrs)

Todo santo mês a mulher passa por uma grande oscilação psicológica e de hormônios. O autor Jame Dobson chama isso de "as estações do mês feminino". Vou explicar em detalhes o que é isso, e partir daí, você vai conseguir entender melhor o universo feminino e seus mistérios.

A primeira semana depois da menstruação pode ser considerada a primavera do mês! Os níveis de estrogênio aumentam e produzem quantidades crescentes de energia, ambição e otimismo. Nessa época o humor da mulher fica ótimo! Neurotransmissores cerebrais estão mais ativos e facilitam o pensamento, a memória e a capacidade intelectual. É a fase mais agradável do mês.

O verão chega na segunda semana do ciclo menstrual. O estrogênio atinge o ápice e estabiliza. Nesta fase a mulher continua cheia de energia, mas adota um ritmo mais moderado. Ainda se sente segura de si, criativa, e dependendo da situação, eufórica. Precisa acontecer muita coisa para preocupá-la ou chateá-la, e ela gostaria que todos os seus dias fossem assim. Mas infelizmente o estrogênio está prestes a despencar...

Chega o outono, ou seja, a metade do ciclo ou terceira semana. Esse período é conhecido como período fértil ou época de ovulação. Os níveis de estrogênio sobem apenas por alguns dias. Esses dias coincidem com o pico de desejo sexual.

É nesta época que ela sente profunda afeição e proximidade com o homem que a ama. E é também nesta época que muitas adolescentes se entregam apaixonadamente nos braços de qualquer rapaz que lhes diga meia dúzia de palavras bonitas... 

Dois hormônios influenciam essas reações: a testosterona e a progesterona. A progesterona faz a garota se sentir próxima da pessoa que ela imagina amar. Podemos dizer que seria uma conspiração criada por Deus para a propagação da raça humana, rs. Os níveis de progesterona continuam a subir e esse hormônio tem duas funções relacionadas a fertilidade: contrabalancear a influência do estrogênio (cuja presença em níveis altos impossibilita a concepção) e produz o espessamento do útero, que forma o "solo fértil" para um possível embrião.

A quarta semana é o inverno, e os níveis de estrogênio, progesterona e endorfina continuam a cair. Como consequência, o humor da mulher se torna mais sombrio e ela fica mais retraída. Essas mudanças hormonais são extremamente tóxicas para o cérebro e podem desencadear depressão, apreensão, baixa autoestima, hipersensibilidade, tristeza e raiva. É também muito comum que nesta fase ela se sinta rejeitada e insegura. Pode sentir-se confusa e entrar num cômodo sem se lembrar da razão de estar lá.


Assim termina o ciclo de quatro semanas, seguido por uma elevação do estrogênio e pela volta de dias felizes!

Como seria bom se todos os homens soubessem disso. Quantos desentendimentos e brigas poderiam ser evitados! Normalmente, na "estação do inverno", quando as mulheres estão extremamente sensíveis, costuma acontecer no casamento um episódio conhecido como "a conversa" ou "discussão do relacionamento". Nesta época, a mulher se sente completamente carente e insegura, sentindo a necessidade de cobrar de seu esposo mais atenção, amor e afeto. Cobranças estas que muitas vezes vêm acompanhadas de choros ou gritos.

Os maridos normalmente ficam confusos, pois são pegos de surpresa e sinceramente não fazem idéia do que fizeram de tão ruim para rejeitar ou magoar sua esposa. Mas enfim, estou aqui justamente para desvendar este mistério.

Neste período, a irritação de uma mulher nada tem a ver com atitudes do marido (existem exceções, é claro), embora qualquer homem possa ser muito mais carinhoso e ter mais consideração. Mas agora que você já descobriu o segredo, nos tempos de outono e inverno, o que sua mulher mais precisa é que você ouça o que ela tem a dizer (sem precisar se justificar), um abraço bem apertado, ouvir o quanto você a ama e que você demonstre de todas as maneiras este amor.


Importante: a partir do momento que a garota tem sua primeira menstruação, tudo o que foi descrito neste texto começa acontecer em seu corpo, só que em níveis muito mais elevados! Imagina a situação? Isto explica as atitudes impensadas que as adolescentes costumam tomar. Então, pais, tudo o que sua filha precisa nesta fase é de muito apego, consolo e amor, até que o sol do verão volte a brilhar! E mostre esse texto a ela, com certeza vai ajudar a entender melhor o seu corpo e o porquê de tantos sentimentos desagradáveis.

Que a mulher tem suas fases todo mundo sabe. Mas até eu, mulher, muitas vezes não me entendo.
Geralmente costumo perceber que estou "perigosa", por exemplo, quando já fiz alguma besteira... agora ficou mais fácil.





3 comentários:

  1. Coloca os comentários do sistema Facebook que vai bombar mais..

    ResponderExcluir
  2. Como faço isso Sr. Rato? Ando desleixada com o blog, sem tempo para "emperequetá-lo"...
    Obrigada pela dica! :D

    ResponderExcluir