quarta-feira, 2 de julho de 2014

Atribuições do Engenheiro x Arquiteto


Por motivo de semelhanças nos serviços prestados entre engenheiros e arquitetos, é comum ouvir dizer que existe uma rixa entre ambos, que se encontram quando atuam na área de construção civil. 

Todavia, existem muitas diferenças entre esses dois profissionais, que há poucos anos se encontravam dividindo o mesmo conselho e isso gerava muito incômodo, principalmente porque não havia uma divisão clara das atividades que cada um podia exercer.


A engenharia no Brasil teve origem na área militar, em 1810, quando Dom João VI criou a Academia Militar do Rio de Janeiro. A necessidade de desenvolvimento, principalmente nos setores de saneamento, ferroviário e de portos marítimos, motivou a fundação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1874, estendendo a profissão também aos civis, por este motivo que se chama Engenharia Civil, diferenciando-se da Engenharia Militar

A arquitetura oficialmente surgiu mais tarde, em 1826 na época de D. Pedro I pela Academia de Belas artes (segunda escola superior do Brasil) que, em seguida, se transforma na Imperial Academia de Belas Artes. Até 1940 os arquitetos se formavam nas Escolas de Belas Artes (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco) ou nas Escolas de Engenharia – Engenheiros-Arquitetos (Escola Politécnica de São Paulo). A partir de 1940 surgiram outras escolas só de arquitetura pelo Brasil. 

Antes de mais nada... Getúlio Vargas criou o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). 

Agora, qualquer pessoa em sã consciência consegue diferenciar arquitetura de agronomia, certo? Pois bem, nestes dois conselhos, isso não era muito bem diferenciado, portanto, o que um arquiteto estudava para fazer, um engenheiro agrônomo poderia se aventurar a fazer, reconhecido por lei. Mas isso era muito mais comum e confortável para os engenheiros civis. Inclusive, acredito que isso hoje seja o motivo pelo qual nossas cidades são tão recheadas de prédios quadradões que  levam em conta primordialmente o limite da taxa de ocupação e ocupam o máximo para vender o máximo que puderem, dando menos importância ao estudo preliminar, assim como viabilidade do projeto, impacto de vizinhança, integração urbana, entre outros que são estudados por arquitetos durante muitos anos. Quando um arquiteto se encontra diante de uma obra assim, os desafios são maiores, pois precisa incorporar todas as coisas, colocando em prática todos os seus conhecimentos sem deixar de dar lucro aos empresários.

Tirinhas retiradas daqui.


Com um trabalho e projeto que se estenderam por muito tempo, os arquitetos conseguiram enfim um conselho próprio para que pudessem regulamentar sua prática profissional, atribuindo aos graduados da área uma série de atividades exclusivas a eles em 2010, o CAU - depois de 50 anos.

A diferença está na formação profissional...

Arquitetos - formação em 5 anos, têm a disciplina de Projeto Arquitetônico do primeiro até o último do curso, e apenas um ano da disciplina de Cálculo; 

Engenheiros Civis - formação em 5 anos, têm a disciplina de Cálculo do primeiro até o último do curso, e apenas um ano (ou um semestre) de disciplina relacionada à Projeto Arquitetônico - afinal, eles precisam saber ler um projeto. 

Quem são os profissionais mais preparados para elaborar projetos arquitetônicos e os mais preparados para fazer os cálculos estruturais? 



O arquiteto é quem acompanha o cliente desde o primeiro contato, até a entrega do projeto. O engenheiro participa de algumas etapas - importantíssimas - nesse período.

O Arquiteto pode projetar, calcular e executar estruturas para edifícios, com exceções de cálculo de pista de aeroportos e obras de artes (pontes e estradas) que é especifico da engenharia civil;

O Engenheiro Civil pode projetar, calcular e executar estruturas para edifícios, com exceções de planejamento urbano, paisagismo, design, desenho de interiores, que são atividades exclusivas dos Arquitetos.

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica (emitida pelo CREA)
RRT - Registro de Responsabilidade Técnica (emitida pelo CAU)

Para finalizar: 
Atribuições dos Arquitetos e Urbanistas expressamente relatadas na LEI n.º 12.378/2010.

Além do Projeto de Arquitetura da Edificação o arquiteto está técnica e legalmente habilitado à realização de outros serviços, entre os quais;
a) pesquisas, elaboração de programa de necessidades e similares; 
b) levantamento arquitetônicos, urbanísticos, topográficos e geológicos (sondagens); 
c) estudos de viabilidade (técnico – legal) arquitetônica, planos diretores urbanísticos e similares; 
d) projeto de reforma, revitalização e restauração de edificações; 
e) projetos de reparo, conservação/manutenção e limpeza de edificações; 
f) projetos complementares de estrutura instalação hidrosanitárias (água quente e fria, esgotos e águas pluviais), de gás, de proteção contra incêndio e de coleta de lixo, instalações elétricas e telefônicas, conforto ambiental, acústica, sonorização e luminotécnica, instalações de ar condicionado e exaustão mecânica, entre outros; 
g) Projetos de paisagismo, arquitetura de interiores, decoração, mobiliário e comunicação visual; 
h) Projetos de desenho urbano, loteamentos, remembramento / de terrenos e similares; 
i) Planos urbanísticos; 
j) Estudos da viabilidade econômico – financeira, estimativas de custos, Orçamento e similares; 
l) Vistorias / perícias, laudos / pareceres, assessoria / consultoria e similares; 
m) Fiscalização (técnica) de projetos (realizados por terceiros), em nome do cliente; 
n) Gerenciamento (técnico,administrativo e financeiro) de projetos (realizados por terceiros), em nome do cliente; 
o) Fiscalização de execução de obras (realizadas por terceiros) ou fiscalização da construção / construtor, montagem/montador, fabricação/fabricante em nome do cliente; 
p) Gerenciamento da execução de obras (realizadas por terceiros) ou fiscalização técnica, administrativa e financeira da construção/construtor, montagem/montador, fabricação/fabricante, em nome do cliente; 
q) Execução de obras (construção/montagem/fabricação). 

7 comentários:

  1. Numa analogia, poderíamos ver a arquitetura como arte e a engenharia como ciência. Nem tudo é permitido na realidade num projeto, mas a beleza e segurança são fundamentais.

    ResponderExcluir
  2. Numa analogia, poderíamos ver a arquitetura como arte e a engenharia como ciência. Nem tudo é permitido na realidade num projeto, mas a beleza e segurança são fundamentais.

    ResponderExcluir
  3. Numa analogia, poderíamos ver a arquitetura como arte e a engenharia como ciência. Nem tudo é permitido na realidade num projeto, mas a beleza e segurança são fundamentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vejo arquitetura apenas como arte como é comum ouvirmos dizer. Arquitetura não é algo apenas visual, muitas vezes a estética e a forma final acaba sendo resultado de muitas decisões relativas à tantos quesitos que o projeto em sua complexidade precisa atender. Em relação à segurança estrutural, estudamos para fazer isso na proporção das nossas obras, e muitas vezes precisamos do engenheiro na fase da construção civil - uma das diversas fases para a execução de um projeto. Você caiu no erro comum: achar que arquitetura só trabalha com a estética.

      Excluir
    2. Sim, é apenas uma analogia geral à criação, condensada no resultado final. Arquitetura tem suas particularidades e não trabalha só a estética. A participação dos dois é ativa do início ao fim e geralmente (senão sempre) é o arquiteto quem inicia o projeto. A dinâmica do processo é conjunta pois um precisa do outro até o fim do projeto.

      Excluir
  4. Quanta baboseira escrita ou melhor vomitada por um profissional que apenas defendeu o seu ponto de vista, a sua profissão onde eles (arquitetos) podem tudo e Engenheiros podem nada. É pra rir esse texto? Porque não colocaram uma opinião de um engenheiro ? O trabalho não a restrição alguma todos podem fazer as mesmas coisas agora é claro existem as delimitações e especialidades de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, só venho ter conhecimento deste comentário anos depois, mas não gostaria de deixar sem resposta. Primeiramente, me impressionei com a sua educação, para não dizer o contrário. A respeito do post, foi um resumo do conteúdo de uma matéria inicial no curso de Arquitetura e Urbanismo, ainda não tinha tanta opinião formada sobre o assunto. Eu adoraria conversar sobre o assunto, a minha opinião foi se formando melhor ao longo do tempo. Quero ressaltar que respeito muito a profissão dos engenheiros. O que seria de nós sem eles? Projetar dá muito trabalho, ter um bom engenheiro no processo das obras faz toda a diferença no resultado final (ou um bom arq. especializado em gerenciamento de obras).

      Excluir