quinta-feira, 3 de julho de 2014

O que é e como nasce a ARQUITETURA?


arquitetura nasce a partir do homo erectus, que deixou de ser nômade e passou a ser sedentário.

O fato de fixar-se num local (marcar território) fez com que tivessem a necessidade de construir abrigos.

As primeiras construções visam ser refúgio contra fenômenos da natureza, proteção contra inimigos, guardar posses...

A mente humana tem necessidade de nomear, distinguir, classificar, dar sentido. A necessidade de organização é que faz com que o território seja delimitado: área de namoro, de alimento, de descanso... Essa diferenciação antecede a arquitetura, pois já era feita em cavernas.



Portanto, ABRIGAR, não é a única nem a principal função de uma casa. O ambiente construído tem vários objetivos: abrigar as atividades e os bens das pessoas que habitam determinado espaço, proteger os moradores contra outros seres humanos, animais ou mesmo de "males" sobrenaturais (é o caso, por exemplo, dos templos), promover a integração de um grupo, reforçar a identidade social e indicar status. Para que esses objetivos sejam notados, é feita uma diferenciação, a fim de tornar visível as diferenças entre os lugares e seus comportamentos correlatos. 

Reforçando: a arquitetura pode prover ambientes para certas atividades; ela pode lembrar às pessoas quais são essas atividades; pode significar força, status ou privacidade; pode expressar e apoiar crenças cosmológicas; pode comunicar informação; ajuda a estabelecer identidade individual ou de um grupo; codifica o aqui e o ali, o sagrado e o profano, o homem e a mulher, frente e fundos, particular e público, habitável e inabitável, etc. 
Tem mais neste livro aqui

Significado ao pé da letra da palavra arquitetura:
ARQ, vem de ARJÉ, que significa "primeiro", "principal".
TETURA vem de TEKTON, que significa construir.

O site do IAB - SP, deu uma definição que eu achei bem clara. Abaixo alguns trechos lidos no site: 
"Arquitetura é antes de mais nada, construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço, para determinada finalidade visando determinada intenção..."
"...Pode-se então definir arquitetura como uma construção com o propósito de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa."
Vitrúvio ajuda a entender melhor a arquitetura.
Ele foi um arquiteto que viveu no período republicano em Roma. Em sua época não era muito conhecido, mas seu trabalho escrito foi o único da arquitetura antiga que sobreviveu (os outros escritos romanos foram perdidos nos incêndios das bibliotecas que ocorreram "d.C."), tornando-se de grande importância principalmente para os italianos no Renascimento e leitura essencial para os arquitetos. Ele escreveu o De Architectura Libri Decem, mais conhecido entre nós como Os Dez Livros De Arquitetura, um tratado de arquitetura. As ilustrações do livro foram feitas com xilogravura por Cesare Cesariano, além de traduzi-la.
Vitrúvio apresentou a tríade com elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas; respectivamentesolidez, utilidade e beleza.
Para saber mais clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário