sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Emoções + Arquitetura: O que as músicas têm a dizer sobre lugares?

Já faz um tempo que boa parte da minha atenção é dedicada a pensar sobre como nós, seres humanos, somos genuinamente afetivos e emocionais em tudo. Esse interesse me fez embarcar em uma jornada de pesquisa focada na nossa relação afetiva com os lugares e me deu suporte para escrever uma dissertação de mestrado abordando esse tema. As emoções, aquelas que geram calafrios, ações/comportamentos incontroláveis do corpo, chegam ao cérebro por meio do afeto direto de estímulos que entram pelas vias sensoriais, além disso, a recuperação da memória de algum afeto e do sentimento sobre ele também pode aflorar emoções. A princípio, nem sabemos exatamente o que são tais emoções, que significados têm, até que uma emoção vire sentimento. 
O meu maior foco de pesquisa tem envolvido a visão, um dos principais veículos sensoriais. Utilizei até o eye tracker (óculos de rastreamento ocular) para analisar como as formas, cores e composições tridimensionais podem nos afetar. Mas também tenho uma grande curiosidade no que diz respeito aos afetos sonoros. Unir som e arte pode nos emocionar de uma forma peculiar, estabelecendo conexões profundas. Dos gatilhos que temos ao ouvir músicas surgem evocações de memórias. Resgatamos imagens: paisagens, cenários, impressões culturais. Lembramos de coisas que nos marcaram, da emoção que sentimos, do sentimento que tivemos. 
Eu simplesmente me realizo descobrindo mais e mais sobre os estímulos que os lugares nos enviam e como isso se desenrola no cérebro, simplesmente porque tudo o que acontece, acontece em algum lugar. A nossa existência depende necessariamente de um plano de fundo para ser real. E como arquiteta, que projeta espaços, lugares e ambientes da vida das pessoas, reforço a cada dia o importante papel social que tenho nesse sentido. Minha busca é incessante por me tornar cada vez mais capacitada para projetar de forma responsável patrimônios que incidem diretamente sobre a saúde mental dos indivíduos de forma perenal.
Não seria uma surpresa dizer que músicas que abordam os lugares e os descrevem me chamam muita atenção, né?
Eu coleciono uma listinha marota de composições musicais que referenciam lugares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário