terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sulfate Free

Depois de anos tentando recuperar meus fios de umas reações químicas nada agradáveis, percebi que mesmo hidratando e cuidando, eles não estavam 100% saudáveis.

Desde 5 anos de idade, quando a mãe, o pai, a babá ou os avós nos ofereciam frutas e verduras, sabemos que a alimentação conta muito para uma aparência saudável, inclusive a do cabelo. Além disso, a água quente queima o cabelo e a pele, então se você toma banho e aproveita a situação para "pegar uma sauninha", como eu, está fazendo errado.



Curiosa, pesquisei sobre a composição química dos produtos capilares e o que encontrei foi muito útil e interessante!

Sulfate Free
O sulfato usado no shampoo é o mesmo usado no detergente de louças. Quando lavamos louça, a pele das mãos fica áspera, ressecada e muitas vezes até repuxando não é? Pois é, imagine o que essa substância faz com o cabelo. Ela remove demasiadamente a proteção lipídica natural do couro cabeludo e do cabelo e isso não é bom  – por isso a maioria das vezes ele fica duro após o enxágue. Ressalto também que outros produtos como cremes de tratamento e etc, não repõem com eficácia a proteção natural que foi retirada.
Para te deixar ainda mais ciente, essa substância é encontrada também em pasta de dente e sabão em pó  leia os rótulos.

Mas por que eles usam essa substância maligna há tantos anos nos produtos capilares? Elas não são tão ruins assim? 
O que acontece é que essas substâncias não são as piores que eles poderiam colocar, pois acredita-se que elas não causam câncer, apesar de existirem rumores que sim. E eles perceberam que as pessoas adoram a espuma que ela causa (não negue que já fez muitos penteados com ela, rs), e o melhor de tudo  para as indústrias cosméticas é que o custo dela é muito barato. 


São eles os mais utilizados pelas indústrias:

Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES) 
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS) 
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES) 
Ammonium lauryl sulfate (ALS)


Lembre-se que um rótulo dizendo que o shampoo é SEM SAL, não significa que não contém sulfato. 

As pessoas equivocadamente acham que quando o shampoo não faz espuma, significa que não está limpando. Desapegue! Os shampoos sem sulfato não fazem muita espuma.

Outra dica é usar pelo menos de 15 em 15 dias um shampoo com sulfato para fazer uma limpeza mais pesada.

Pode não funcionar com cabelos naturalmente lisos ou muito oleosos. Afinal, tudo isso serve para manter o óleo natural, por isso tem mais êxito com cabelos com muitas curvas, que normalmente são mais ressecados e o sebo gerado não consegue chegar até as pontas. Acredito que seja bom também para a conservação de alisamentos.

Confesso que ainda sou leiga principalmente por não ter testado os muitos shampoos denominados sem sulfato e este é um assunto que envolve muita leitura. Portanto, se quiser saber mais a fundo sobre os temas leia em outras pesquisas como a do "acorda, bonita!" que tem vários posts (imensos) muito bem explicados, listas de indicações de shampoos e etc. 
Você verá em suas pesquisas os termos "No Poo, Low Poo", este usa shampoo porém com formulações mais suaves, aquele é radical e não usa nenhum tipo de shampoo.


Agora deixo o guia mais prático e objetivo que encontrei: 
LISTA COMPOSIÇÃO
procure por "shampoos e sulfatos".

E também uma lista de um grupo no Facebook com nome de produtos e marcas que são liberadas:
LISTA DE PRODUTOS LIBERADOS
peça permissão para participar do grupo.


P.S.: Preciso estudar outras questões como o mal que o silicone faz, os derivados do petróleo, entre outros...

Por enquanto, isso é tudo.

4 comentários:

  1. muiiito booom o post amiga!
    carolzinha ;)

    ResponderExcluir
  2. tentando entrar nessa onda

    seguindo pode retribuir?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito Kárita! Vou procurar saber mais . Muuiiito obrigada.

    ResponderExcluir